Pesquisar
Close this search box.

Saiba como diminuir os riscos de quedas dos idosos dentro do lar

Com a diminuição da taxa de natalidade, a população vai envelhecendo aos poucos e de acordo com estimativas elaboradas e divulgadas pelo IBGE, por volta do ano de 2050, haverá no Brasil, 73 idosos para cada 100 crianças. Essa alteração social é notória dentro dos lares, sendo muito comum ter o vovô ou a vovó necessitando de atenção e principalmente em alguns cuidados para evitar acidentes.

No nosso dia a dia, acabamos sem perceber os riscos que existem dentro do nosso lar e que possam provocar quedas dos idosos. E, apenas após sofrer um acidente, que passamos a prestar atenção.

Mas calma! Apresentar atitudes preventivas faz toda a diferença! Então, vamos identificar os riscos e as formas de prevenção?

Em nossas casas temos móveis de diferentes alturas, tapetes na sala, cozinha e banheiros, e objetos soltos pelo chão, como é o caso de quando temos crianças em casa.

Existem hoje muitos móveis planejados para que caiba tudo que se possui, como guarda roupas e armários de cozinha. Assim, há a necessidade de pegar um banquinho, uma cadeira, subir em outros móveis para alcançar as partes mais altas.

Há também os lares que têm animais, como cachorros e gatos, que podem urinar no chão, virar a vasilha da água ou qualquer integrante da casa ter derramado algo no chão durante o preparo da comida, ou quando saiu do banheiro com os pés molhados, ou acabou de passar pano de chão e o piso está escorregadio.

Muitas quedas acontecem no período da noite. Isso porque, geralmente, é o período do dia em que se fica mais sonolento, com a iluminação baixa do ambiente. Algumas pessoas tomam remédios para dormir, outras têm incontinência urinária e urgência em ir ao banheiro, podendo molhar o chão e aumentar as chances de cair.

Viu só quanto risco e nós nem percebemos?

Algumas sugestões simples que podem fazer a diferença: Tente guardar o que é usado diariamente em uma altura segura e o que se usa menos em locais mais altos. Troque os tapetes comuns por tapetes antiderrapantes, se não der para excluí-los totalmente.

Separe um espaço específico para que a criança possa brincar e deixar objetos soltos. Separe um lugar, ou também uma rotina, para que seu amigo pet possa comer, beber, e urinar. Procure manter sempre o chão limpo e seco.

Tente deixar pelo menos uma luz ligada a noite, para que transite em casa com segurança enxergando tudo!

Um lar fora de riscos passa segurança e confiança não somente aos idosos mas para toda sua família, além de deixar o ambiente mais harmonioso.

Aproveite bem cada cômodo!

Emanuela Viana

Fisioterapeuta e Pós graduanda em fisioterapia em gerontologia

Instagram – fisioemanuelaviana

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Novidades:

Posts Relacionados