Já ouviu falar em efeito Manada?

O termo efeito Manada pode ser uma novidade para muitas pessoas, no entanto algumas expressões poderão auxiliar no entendimento: “Maria vai com as outras” ou “Uma andorinha só não faz verão”.

Você deve estar perguntando o por que esse assunto está sendo abordado em um site para assuntos do segmento condominial. Porém, é muito comum ocorrer dentro dos condomínios, assim como em qualquer coletividade.

O efeito Manada é quando a pessoa ou grupos de pessoas reagem da mesma forma, sem que haja uma ação planejada, mas sim “porque os outros também estão fazendo”. Seguir exemplos ou compartilhar da mesma opinião que outros indivíduos não é ruim, o fato e tóxico para o ambiente é que muitas dessas vezes se seguem a mesma atitude nociva à coletividade. Quem nunca viu lixo nos corredores ou ambientes comuns dos condomínios? Pouco provável que a pessoa que depositou lixos do seu imóvel, não tenha o conhecimento e experiência de que esse gesto atrairá roedores, insetos e moscas, que gerará odor que incomodará seus vizinhos e que sujará o local deixando o ambiente desagradável. Essas ações, pelos argumentos racionais não se encontram justificativas, exceto o comodismo e a preguiça. Quem nunca observou em uma reunião de condomínio a opinião de pessoas que não possuem informações ou conhecimento sobre determinado assunto (principalmente prestação de contas) e se expressam com tanto afinco parecendo que os dominam. Formam suas opiniões simplesmente porque o vizinho partilha dela, “porque ouvi dizer”, tornando esse momento que deveria ser de construção, em situações conflitantes. As supostas informações da vida de um morador podem se propagar em velocidades altíssimas gerando por vezes rejeições às pessoas vítimas das famosas “fake news.”

A Manada segue seu fluxo sem refletir sobre o quão tóxico se torna para a coletividade esse tipo de comportamento.

O melhor a se fazer é procurar pesquisar, estudar e se informar sobre o (s) assunto (s) antes de formar a opinião no que diz respeito a prestação de contas e matérias administrativas, pois somente assim poderá compartilhar das mesmas escolhas que outras pessoas, porém com opções fundamentadas, podendo até mesmo auxiliar em esclarecer os demais que estão equivocados em suas exposições.

A grande maioria quer se abster de se inteirar dessas informações, visando a comodidade. Mas é bom sempre lembrar que o resultado de toda coletividade depende das partes!