Pesquisar
Close this search box.

Importância da Adequação aos Bombeiros

Temos percebido uma elevação no número de ocorrências no que diz respeito ao perigo com fogo. Sejam início de incêndio ou incêndio de grandes proporções em estabelecimentos comerciais e, especialmente, em condomínios em Fortaleza.

Notamos um aumento da demanda por projetos e obras de adequação nos condomínios, podemos dizer que a comunidade condominial está preocupada com a segurança da sua moradia, mas isso também é o efeito de notificações que começaram a ser entregues aos condomínios em Fortaleza. Seja por não ter o Certificado de Conformidade (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros- AVCB) ou estar com o documento vencido.

Importante que se tenha em mente que o fato de possuir o Certificado de Conformidade do CBMCE não exime o sistema de passar por manutenções rotineiras com o objetivo de manter os equipamentos funcionais para no caso de sinistro a edificação esteja devidamente preparada para executar o primeiro combate ao incêndio. O Sistema contra Incêndio pode contar com extintores, hidrantes, mangueiras, sprinklers, central de alarme, etc. Então é necessário a presença de uma empresa especializada para fornecer a correta instalação e manutenção desses sistemas.

Mantendo o sistema operante conseguimos minimizar os danos num eventual incêndio.

Há também a Brigada de Incêndio, que nada mais é do que um grupo organizado de pessoas, preferencialmente voluntárias ou indicadas, treinadas e capacitadas para atuar na prevenção, abandono da edificação, combate a um princípio de incêndio e prestar os primeiros socorros, dentro de uma área preestabelecida. No momento do sinistro o estado emocional das pessoas pode ser comprometedor e quanto mais informações sobre como agir ou a forma de utilizar os equipamentos que auxiliarão no combate, certamente poderá minimizar os prejuízos e principalmente a preservação de vidas.

A Portaria nº. 006/2004 do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará normatiza e disciplina as brigadas de incêndio no Ceará de acordo com o tipo de empreendimento, o que não inclui a obrigatoriedade para Edificações Residenciais, no entanto, altamente recomendável é possuir informações e procedimentos adequados para os condomínios, com um grupo de moradores e funcionários treinados para possíveis sinistros.

O que podemos salientar é que conhecimento e prevenção só se sabe o seu devido valor no momento de alguma necessidade.

Autor: Jaziel Fernandes
Engenheiro Civil- UNIFOR
Engenheiro de Segurança- UNIATENEU
Instagram – @jaziel_plenusengenharia
Contato – (85) 9 9649-1998

Síntese Profissional:

  • Estágio/Auxiliar de Engenharia/ Engenheiro Civil – GRUPO EXATA_POLLUX
  • Atuante na área de Engenharia Diagnóstica desde 2016;
  • Diretor Técnico da Plenus Engenharia;
  • Responsável por Laudos de Vistoria Técnica em Fortaleza e Região Metropolitana de Fortaleza;
  • Facilitador nas Turmas de Formação de Síndico Profissional nas disciplinas: Inspeção Predial, Ferramentas da Manutenção, Gestão de Reformas;
  • Palestras sobre Inspeção na UNIFANOR e UNINASSAU (Semana da Engenharia);
  • Prestador de serviços na área condominial;
  • Atuante na área de Projeto contra Incêndio;

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Novidades:

Posts Relacionados