Pesquisar
Close this search box.

Burj Khalifa perderá posto de prédio mais alto para torre de 1 km

O prédio de mil metros será uma mistura de apartamentos de luxo, escritórios e condomínios.

Burj Khalifa, em Dubai, completou 14 anos reinando como o prédio mais alto do mundo na última quinta-feira (4). São impressionantes 828 metros de altura, que tornaram o edifício um dos maiores símbolos da engenharia na história da humanidade.

No entanto, o recorde do Burj Khalifa de prédio mais alto vai, em breve, ser de um arranha-céu da Arábia Saudita, país rival dos Emirados Árabes Unidos.

Alcançando a marca de mil metros (1 km!), a “Torre de Gidá”, embora sem data de conclusão, vai superar o Burj Khalifa como prédio mais alto do mundo antes da próxima década.

A “Torre de Gidá”, que retomou sua construção em setembro do ano passado após um hiato de cinco anos, é parte do projeto “Visão 2030”, do governo da Arábia Saudita, e do projeto econômico da cidade de Gidá.

A construção é liderada por Adrian Smith, arquiteto responsável, também, pelo Burj Khalifa. O prédio de mil metros será uma mistura de apartamentos de luxo, escritórios e condomínios. Além disso, a Torre de Gidá terá o observatório mais alto do mundo.

Torre de Gidá será o prédio mais alto por pouco tempo

O projeto de construção da Torre de Gidá custa cerca de US$ 1,23 bilhão. Junto de outras obras em construção, o arranha-céu é um dos principais destaques das “gigaconstruções” da Arábia Saudita do projeto “Visão 2030”.

Esse projeto pretende diversificar a economia da nação para além do petróleo para se estabelecer como um centro econômico e cultural. Desde 2021, o governo faz investimento em vários setores, notavelmente o futebol, que conta com vários craques, como Cristiano Ronaldo, Benzema e Mané. O país será sede da Copa do Mundo de 2034 e a Torre de Gidá é apenas um dos projetos do desenvolvimento da infraestrutura.

No setor de construção civil, a Torre de Gidá não é o maior projeto do governo saudita. O Fundo Público de Investimento do país pretende construir uma torre de 2 mil metros em Riyadh, capital da Arábia Saudita.

Esse futuro prédio, que, possivelmente, estará na Expo 2030, em Riyadh, vai custar cerca de US$ 5 bilhões. Desse modo, com a Torre de Gidá e a torre de 2 mil metros em Riyadh, o posto de prédio mais alto vai mudar rapidamente após anos com o Burj Khalifa.

Fonte: giz_br

 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Novidades:

Posts Relacionados